Trocando em Miúdos – a trajetória dos programas de rádio no PACS

A ação do PACS consiste em oferecer o máximo de apoio, subsídios e sinergia no processo de empoderamento dos atores sociais para que se tornem sujeitos plenos, conscientes e soberanos do próprio desenvolvimento enquanto pessoas e coletividades. Empoderamento não é o mesmo que ‘apoderamento’. Empoderar-se envolve um movimento subjetivo de dentro para fora. É realizado pela própria pessoa e consiste em tomar controle e poder sobre si próprio, seus próprios potenciais e o processo de desenvolvê-los, ou convertê-los em ação, em prática. Ninguém empodera ninguém, as pessoas se auto-empoderam, ou seja, retomam o poder e a capacidade de decidir sobre ações futuras.

Para isso, o PACS desenvolve pesquisas, análises e reflexão crítica sob a forma de publicações, entrevistas, programas de rádio e em linguagem audiovisual. Também elabora propostas e políticas alternativas, oferecendo assessoria e atividade educativas de formação para o desenvolvimento comunitário e cooperativo junto às comunidades urbanas e rurais, escolas municipais, cooperativas e associações autogestionárias de trabalhadores e trabalhadoras. Outra atividade é a participação ativa em redes locais, nacionais e internacionais.

Os programas de rádio, em especial, representaram inovação nas bases de ações e mobilização social ao longo da trajetória do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul, ligados à constituição dos nossos projetos e pensamentos. Começamos aqui um resgate destes programas  chamados ‘Trocando em Miúdos’, de produção direta do PACS.  Listamos também outros programas complementares de outros parceiros, considerando sua importância como ferramenta criativa, de peculiar alcance comunicacional, para trazer questões políticas, econômicas e sociais desenvolvidas em nossos caminhos –  ainda tão atuais quando ao modo de produção capitalista e as alternativas possíveis à sua hegemonia.

 

* Série Trocando em Miúdos IV – cd 6 – Um programa de Rádio para você entender de Economia

 – Políticas Públicas – faixa 01

 – Políticas Públicas – faixa 02

 – Dívida Externa – faixa 03

 – Dívida Externa – faixa 04

 – Economia Solidária e Mulheres – faixa 05

 – Economia Solidária e Mulheres – faixa 06

 – Agricultura Familiar X Agronegócios – faixa 07

 – Agricultura Familiar X Agronegócios – faixa 08

 – Desemprego – faixa 09

 – Desemprego – faixa 10

 

* Série: Limite da propriedade (3 edições)

 Edição 1

 Edição 2

 Edição 3

 

* Dívidas e militarização

 

* Programa uma voz na multidão – novas formas de fazer economia (Agência Pulsar)

 

Continua (…)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 5 =