Segundo módulo do Curso Mulheres e Economia enfoca a divisão sexual do trabalho

IMG_0388

O curso completa dez anos de existência promovendo encontros de formação e aprendizado mútuo em economia política e feminismo.  As interessadas podem inscrever-se gratuitamente até amanhã no local de realização das aulas

Nesta terça-feira, 12, tem inicio o segundo módulo do curso Mulheres e Economia I. Nesta etapa, o foco recai no mundo do trabalho e nas implicações da economia capitalista na vida das mulheres.  A invisibilidade e a desimportância conferidas ao trabalho doméstico, as tarefas de cuidado, a questão das sobrejornadas de trabalho, a disparidade de níveis salariais entre homens e mulheres no mercado de trabalho formal, são alguns dos temas a serem discutidos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  demonstram que no ano de 2009, comparando a média anual dos rendimentos de homens e mulheres, verificou-se que as mulheres ganham em torno de 72,3% do rendimento recebido pelos homens. No ano de 2003, esse percentual era 70,8%. Tanto para as pessoas que possuíam 11 anos ou mais de estudo quanto para as que tinham curso superior completo, os rendimentos da população masculina eram superiores aos da feminina.

O Curso Mulheres e Economia I é uma realização do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) em parceria com o Núcleo de Estudos Urbanos da Fundação Educacional Unificada Campograndense (Neurb / Feuc) e a Universidade da Cidadania (UFRJ). A iniciativa conta ainda com o apoio da Pão para o Mundo, do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro) e do Instituto de Formação Humana e Educação Popular (IFHEP). A formação tem carga horária de 30 horas e oferece certificado de extensão  da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As aulas acontecem às terças feiras de 13 às 18h no Sinpro e seguem até o dia 09/09. Excepcionalmente nesta terça-feira (12/08) a atividade acontecerá no Instituto de Formação Humana e Educação Popular. O endereço do IFHEP é: Rua Henri Dunant, 156. Vila São João, Campo Grande.

 

Serviço

Curso Mulheres e Economia I

Data: 12/08 às 13h

Mais informações: 22102124 (PACS)

Endereço: IFHEP  – Rua Henri Dunant, 156. Vila São João, Campo Grande.

Inscrições gratuitas no local.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 5 =