Caminhada em Sepetiba questiona conservação ambiental da região

 baia de sepetiba

Moradoras, moradores e organizações da sociedade civil promovem neste sábado (13/06) Caminhada de Reconhecimento e Ecoturismo em Sepetiba, Zona Oeste do Rio. A concentração está marcada para as 9h na praça Washington Luiz, a praça do Coreto, em Sepetiba. O objetivo é chamar atenção para a campanha “SOS Baía de Sepetiba: nosso futuro não está à venda!”, que cobra medidas de conservação ambiental para o bairro. Depois da caminhada, será promovida oficina sobre o tema na praça do Coreto.

A atividade será orientada pelo Ecomuseu de Sepetiba, que trabalha experiências de redescoberta da história e da natureza do bairro. Entre as marcas da paisagem da região estão as ruínas do antigo cais e a ilha do marinheiro, locais visitados durante a caminhada deste sábado.

 

Baía – A campanha “SOS Baía de Sepetiba: nosso futuro não está à venda!” busca somar esforços de todos e todas para pensar o destino ambiental da Baía e a permanência das populações do seu entorno.

A Baía de Sepetiba está se consolidando como um dos maiores polos de exportação de minérios do Brasil. Não só o Porto de Sepetiba, mas também o porto da TKCSA e o novíssimo Porto Sudeste enraízam essa tendência. Porém, a região tem presença forte de quilombolas, pescadores artesanais, que sofrem com as perdas de seus territórios decorrentes dessas atividades.

 

Exposição – O Pacs atua na região das baías de Santa Cruz e Sepetiba no contexto da Campanha permanente PARE TKCSA, cujo objetivo é denunciar e cobrar reparações contra as violações de direitos humanos cometidas pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) sobre os moradores(as) de Santa Cruz e pescadores(as) da Baía de Sepetiba. Em abril de 2015 foi realizada uma exposição fotográfica da região. Confira as fotos em:

http://www.pacs.org.br/2015/04/07/exposicao-baia-de-sepetiba-e-santa-cruz-em-busca-de-um-futuro-legal-2/

 

Como participar da Caminhada deste sábado

Inscreva-se pelo e-mail secretaria@pacs.org.br ou pelo telefone 2210 2124

ou

Confirme participação no evento no Facebook

https://www.facebook.com/events/488959971254915/

 

 

Recomendações para a Caminha

– Use roupas leves e tênis,

– Leve água, frutas, biscoitos, filtro solar e repelente.

 

Programação

 

09h – Concentração para a saída da caminhada de reconhecimento em Sepetiba. Local: Praça Washington Luiz – Sepetiba, Rio de janeiro (Praça do Coreto)

09h30 – Partida para a Trilha: Ruínas do antigo Cais Imperial de Sepetiba e Ilha do Marinheiro

12h Almoço

13h – Início da Oficina: “SOS Baia de Sepetiba. Nosso futuro não está à venda!”. Local – Praça Washington Luiz – Sepetiba, Rio de janeiro  (Praça do Coreto)

15h – Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 =