.

Áreas Temáticas

Empresas Transnacionais e Megaprojetos

Forte braço operativo do desenvolvimento capitalista, racista e patriarcal, os megaprojetos envolvem todo tipo de empreendimento com grande volume e escala de impactos. Complexos industriais, portuários e petroleiros, megaeventos esportivos, construção de barragens, especulação imobiliária e extração mineral e vegetal predatória são alguns exemplos de atividades que necessariamente expõem pessoas, ecossistemas e territórios a severos riscos de impossibilidade de reprodução da vida.

As empresas transnacionais são protagonistas importantes nessa trama. Responsáveis por grande parte dos empreendimentos citados, elas são atrizes multissituadas no globo, com recursos político-econômicos que podem superar os dos países onde desenvolvem suas atividades, além de dificilmente serem responsabilizadas por suas violações aos direitos socioambientais.

Nosso trabalho parte dos territórios impactados para fortalecer a crítica ao modelo em diferentes níveis, através da Educação Popular, de diálogos acadêmicos, de pesquisa e de produção de materiais e de aquecimento da pauta na opinião pública.