.

Eixos de Trabalho

Fortalecimento Institucional

Considerando os desafios históricos de manutenção do trabalho continuado para a atuação de sujeitos políticos frente às desigualdades, em prol de uma sociedade mais justa e solidária, o fortalecimento institucional constitui-se uma tarefa permanente, tornada, assim, eixo de trabalho. As iniciativas a ele vinculadas visam garantir condições para a construção de relações institucionais, que prezem pela ampliação da autonomia e manutenção dos princípios políticos da organização.

São três os principais temas desta linha programática:

  1. Gestão compartilhada;
  2. Sustentabilidade e autonomia administrativo-financeira;
  3. Comunicação e Educação Popular.

Como princípio de fortalecimento institucional, o PACS tem a construção de relações horizontalizadas, com protagonismo feminino e partilha de poder

Enfrenta, a partir de tais bases,o desafio de garantir sua sustentabilidade, bem como autonomia financeira e política, diversificando fontes de financiamento e solidariedade, de modo a assegurar a continuidade do trabalho do instituto e das redes nas quais participa.

Sobre esse eixo de trabalho, indicamos que acesse: a página PACS 30 anos, a publicação “Instituto PACS – 30 anos de construção de críticas e alternativas junto aos povos” e todos os materiais na Biblioteca Berta Cáceres sob a categoria “Marcos Arruda”. Além de recomendarmos navegar profundamente por todo as páginas desse site.