.

Notícias

Curso Mulheres e Economia debate Saúde das Mulheres

Realizado no dia 25 de novembro, o módulo do curso “Mulheres e Economia” abordou questões ligadas à saúde das mulheres. O encontro contou com a apresentação de Luciene Lacerda, psicóloga, doutoranda em Educação e mestre em Saúde Coletiva, e de Ariana Santos, enfermeira obstétrica, mestre em Saúde Coletiva e especialista em gênero, sexualidade e direitos humanos.

Um dos principais temas debatidos foi o acesso a políticas públicas de Saúde. Luciene destacou aspectos sociais, sobretudo ligados ao acesso à Educação e Alimentação Saudável, que afetam diretamente a saúde das mulheres negras.

A violência obstétrica e saúde perinatal também foram debatidas durante o curso, com Ariana apresentando diversos casos – 1 a cada 4 mulheres já sofreram algum tipo de violência obstétrica no Brasil. Algumas participantes chegaram a relatar casos vivenciados durante a gestação e no momento do parto.

Durante a atividade, foram discutidos alguns caminhos possíveis para reverter esse quadro, como o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a valorização de saberes populares e ancestrais para o cuidado com a saúde das mulheres.

Realizado pelo Instituto PACS há 15 anos, é a primeira vez que o curso Mulheres e Economia acontece em um formato virtual, devido à pandemia do coronavírus. Ao todo, serão sete encontros, abordando temas como “feminismos e luta antirracista”, “economia feminista”, “divisão sexual do trabalho”, “soberania alimentar” e “práticas autogestionárias e economia solidária”.

As inscrições para participar do curso esgotaram-se no final de outubro.