.

Notícias

Instituto Pacs e Coletivo Autogestão lançam plano popular em plataforma virtual colaborativa

O Plano Popular Alternativo ao Desenvolvimento (PPAD) é um plano popular que traz as experiências territoriais de coletivos, grupos e movimentos sociais de todas as regiões do Brasil em uma plataforma virtual colaborativa (ppad.org.br). Este instrumento, produzido em uma parceria entre o Instituto Pacs e o Coletivo Autogestão, visa potencializar, subsidiar, visibilizar e articular alternativas populares e territoriais já existentes. Tais alternativas pautam, de baixo para cima, práticas e visões de mundo desde os seus territórios, arraigadas nas potencialidades de suas formas de vida, relações sociais, econômicas, políticas e culturais.

No PPAD, é possível encontrar práticas autogestionárias em agroecologia, agricultura urbana, feminismos, lutas antirracistas, educação e comunicação popular, luta pela terra e pelas águas, economia solidária, arte, cultura e muito mais. A plataforma traz vídeos, fotos, podcasts, reportagens, notícias, artigos, publicações, uma linha do tempo que resgata a memória do processo e um mapa com todos os movimentos, grupos e coletivos que fazem parte.

Esta é uma iniciativa construída em uma parceria do Instituto Pacs com o Coletivo Autogestão, formado por movimentos sociais, coletivos e grupos que participam do Curso Autogestão, formação anual que existe desde 2015.

Conheça a plataforma ppad.org.br!