.

Notícias

Instituto Pacs e Misereor lançam curso online sobre direitos humanos, empresas e violações socioambientais

O curso online “Direitos Humanos e Empresas: violações socioambientais e mecanismos de denúncia” promovido pelo Instituto Pacs e Misereor, em parceria com a Fundação para o Devido Processo (Due Process of Law Foundation – DPLF) e a Justiça Global, tem início nesta quarta-feira (8). A formação, destinada a coletivos, organizações e instituições convidadas que tratam da temática no Brasil, busca combinar o ensino de conteúdos teóricos sobre diferentes mecanismos de denúncia, com trabalhos concretos baseados nos casos específicos de cada um(a) dos(as) participantes.

Em sua primeira edição no Brasil, o curso terá duração de quatro meses e contará com a contribuição de especialistas, principalmente por meio de conselhos práticos às instituições participantes. O principal objetivo da formação é que as organizações participantes se fortaleçam não só com o conteúdo, mas com a troca de informações e experiências sobre casos específicos de violações de direitos por empresas.

Além de oferecer base teórica e reflexiva para organizações e movimentos parceiros, o curso busca habilitar os participantes sobre os diferentes mecanismos e instrumentos de denúncia de violações de direitos humanos e crimes ambientais cometidos por empresas, além de promover um intercâmbio de experiências e articulações com o intuito de construir um processo conjunto de proposição de instrumentos legais mais rigorosos internacionalmente. Na fase final do curso, haverá um encontro presencial entre os participantes, no Rio de Janeiro, para potencializar o debate sobre direitos humanos e empresas.