.

Notícias

Instituto Pacs inicia a 19º edição do Curso Mulheres e Economia

Na última quarta-feira (25/08), o Instituto Pacs deu início a mais uma edição do Curso Mulheres e Economia, realizado há 17 anos no Rio de Janeiro, que também teve uma edição na Bahia em 2019. Com 7 módulos, o curso aborda temas como economia feminista, modelo de desenvolvimento e a dívida pública, divisão sexual do trabalho, megaprojetos, saúde da mulher, agroecologia e agricultura urbana e autogestão nos territórios. Devido à pandemia, é a segunda edição do evento totalmente virtual, com a participação de mulheres de diferentes estados brasileiros.

Aline Lima, educadora popular e Coordenadora do Instituto Pacs deu boas vindas às participantes resgatando um pouco da história do curso e a atuação do Instituco Pacs. Sandra Quintela, economista, educadora popular, integrante da Coordenação América Latina e Caribe da Rede Jubileu Sul, presidenta do Instituto Pacs e uma das fundadoras do curso Mulheres e Economia também esteve presente no encontro virtual.

Nesse primeiro módulo, cujo tema abordado foi “Construção conceitual: Economia, Feminismo e Racismo”, Rafaela Dornelas, mestra em Ciências Sociais e Coordenadora de Projetos do Instituto Pacs trouxe o debate sobre racismos e a luta contra o racismo, pontuando questões como a racialização no Brasil, colonização e colonialidade. Isabelle Rodrigues, jornalista e Coordenadora de Comunicação do Pacs complementou o conteúdo do primeiro encontro abordando o ser mulher e negra na política institucional, também tema de seu livro “Vozes do Silêncio: as mulheres que não se calaram”, que será lançado em breve em conjunto com a jornalista Cecilia Santos.

No encontro, as participantes também foram divididas em grupos para discutirem sobre três questões principais: economia, feminismos e racismo. Um dos principais objetivos do curso é justamente promover essa troca de saberes e experiências, a partir da economia política feminista.

O curso Mulheres e Economia terá ainda mais seis encontros realizados às quartas, das 14h às 17h, até o dia 10 de outubro.