.

Vídeos


Campanha “Licença pra quê?” – Ternium/CSA e as violações de direitos

Em 2021, a siderúrgica Ternium Brasil, antiga TKCSA, localizada no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, passará por um processo de pedido de renovação da sua Licença de Operação. Nesse contexto, lançamos hoje a Campanha “Licença pra quê?”, com o objetivo de questionar os impactos causados por um dos maiores complexos de siderurgia da América Latina, denunciar o descaso com a população desde a instalação e buscar do poder público a aplicação dos critérios para decidir sobre a licença.

A trajetória da Ternium Brasil é marcada por um histórico de violações de direitos e impactos sociais e ambientais desde a sua chegada aos territórios de Santa Cruz e Baía de Sepetiba, em 2006.

A licença é pra quê? Pra poluir o ar e prejudicar a saúde da população? Pra acabar com a vida marinha e a renda dos moradores? Para não pagar impostos? Pra seguir descumprindo a legislação ambiental?

A ação é uma iniciativa do Instituto PACS e do Coletivo Martha Trindade (@coletivomartha) em parceria com o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS), a Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV), a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), o Instituto Internacional Arayara e a Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ).

?Saiba mais sobre a campanha “Licença Pra Quê?” na reportagem do Instituto Pacs: https://pacs.org.br/noticia/licenca-pr…

Acesse a nossa carta de adesão: https://bit.ly/3mO9EWB

? Saiba mais sobre o histórico de violações da siderúrgica: pareternium.org