.

Notícias

Nota de repúdio: Presidente da siderúrgica Ternium Brasil (TKCSA), responsável por histórico de violações socioambientais, recebe medalha de mérito

? NOTA DE REPÚDIO: Ternium Brasil (TKCSA): polui, causa sérios danos ao território de Santa Cruz/RJ e não respeita os direitos da população local. E o presidente ainda recebe medalha de mérito?

Hoje, dia 02/03/2021, o presidente da Ternium Brasil, Marcelo Chara recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade e o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, ambas concedidas por vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A siderúrgica, da qual o grupo Ternium é proprietário, causa inúmeros danos à região de Santa Cruz/RJ desde sua chegada ao território, em 2005. Ao longo desses 16 anos, mais de 200 ações judiciais foram ajuizadas contra a empresa por parte dos moradores, de organizações sociais, da Defensoria Pública e do Ministério Público. Elas tratam de questões ligadas à saúde, ao ar, ao meio ambiente, a alagamentos, a danos nas estruturas das casas, aos impactos na pesca, entre outros. São vários os moradores e moradoras que lutam, incansavelmente, para terem seus direitos garantidos.

Esses, sim, merecem medalhas de mérito por travarem uma luta por sobrevivência em condições tão desiguais!

Para saber mais sobre o histórico de violações sociais e ambientais causadas pela siderúrgica Ternium Brasil (TKCSA), acesse: https://pareternium.org/