.

Áreas Temáticas

Pedagogias de Luta

As pedagogias são, para nós, práticas políticas coletivas, em que se constroem luta e conhecimentos de forma concomitante, desde um lugar de respeito e acolhimento à diversidade de saberes, histórias e oralidades. Ao trazermos as pedagogias de luta para a centralidade do nosso trabalho, dizemos que o PACS valoriza a forma com que elaboramos tanto nossas práticas, pesquisas e atividades, quanto o que estamos realizando, discutindo e produzindo. Isto é, as metodologias, as dinâmicas, as práticas de construção coletiva de conhecimento, os diálogos, o respeito, as histórias de vida e resistência de mulheres, negras e negros, populações tradicionais e suas oralidades, são, para nós, tão centrais quanto os conhecimentos científicos – o que é escrito e documentado, considerado oficial.

Assim, construímos conhecimento coletivamente desde tais lugares, sistematizamos e colocamos em movimento para tornar essas pedagogias parte de nossas lutas, para que possamos gerar a difusão e ampliação de vozes e histórias a serem escutadas e consideradas. 

Nesse campo de trabalho, destacamos: o livro “Economia do Amor”, a série de trabalhos da Economia Solidária, o curso “Mulheres e Economia”, a Cartografia Feminista “Enfrentamento aos Racismos pelos Olhares das Mulheres”, o processo de Vigilância Popular em Saúde, dentre outros. (ver os nomes certos, ver te tema algo adicionar e colocar links)