.

Massa Crítica

Editado há mais de uma década, o Massa Crítica é um periódico de análise redigido por membros da equipe técnica e colaboradores do PACS. Debate temas históricos de trabalho da instituição à luz da conjuntura política. Aqui você encontra as últimas edições. O acervo completo pode ser acessado na Biblioteca Berta Cáceres.

01 de agosto de 2020

A pandemia e a militarização: o abandono social aumentou a vulnerabilidade dos mais pobres

Mais de 600 pessoas foram assassinadas nas favelas e periferias do Rio de Janeiro durante os primeiros quatro meses deste ano. A militarização da vida por parte dos governos brasileiros e de suas forças policiais não é novidade para quem vive nestes territórios. O mais cruel é vivenciar isso: operações policiais, tiroteios, assassinatos, paralisação do […]

Acessar
21 de julho de 2020

Por uma sociedade desmilitarizada: de Messias a ditador

“Por uma sociedade desmilitarizada: de Messias a ditador” é mais uma edição do Massa Crítica, o periódico de análises do Pacs, e traz uma análise sobre a conjuntura atual da política brasileira e o governo de Jair Bolsonaro. O artigo foi escrito por José Saraiva Drumond, que faz parte do grupo de sócios do Instituto Pacs.

Acessar
10 de julho de 2020

Dos impactos à defesa: mulheres, corpos-territórios e direitos humanos

Na contramão dos movimentos por direitos, temos observado na América Latina, em especial no Brasil, o avanço de diferentes tipos de manifestações ultra conservadoras. Defendemos que esse crescimento dos investimentos em estratégias de difusão do conservadorismo, muitas vezes através da desinformação e das chamadas fake news, vem em resposta ao avanço das conquistas de direitos […]

Acessar
13 de novembro de 2019

Resistência em rede por áreas livres de mineração: sobre dizer não e construir caminhos

O território da Serra do Brigadeiro, mais precisamente no município de Muriaé, recebeu, entre os dias 12 e 15 de agosto, o “Seminário Diferentes Formas de Dizer Não: estratégias de restrição, proibição e resistência à mineração”, que debateu experiências brasileiras que barraram a cadeia mineradora e seus impactos socioambientais. Confira no MC #72.

Acessar
22 de setembro de 2019

Temos dinheiro sim, Paulo Guedes! Para já, não em 10 anos!

O economista e educador Marcos Arruda, presidente do Instituto Pacs e associado ao Instituto Transnacional de Amsterdam, analisa a conjuntura atual da economia e da política do país em uma edição do Massa Crítica, o periódico de análises do Pacs.

Acessar