Logo Mulheres Territórios de Luta

Materiais

Atingidas – História de vida de mulheres na cidade olímpica

A publicação é uma travessia jornalística, de caráter essencialmente narrativo, pelas veredas de violações de direitos a partir da história de vida das mulheres. Nesse caminho, as histórias de vida de cada uma das entrevistadas, transcritas em perfis, são as protagonistas da publicação. Cada perfil jornalístico, texto específico da reportagem em profundidade, busca ser um mergulho na vida da entrevistada, uma conversa aberta da qual brota o “diálogo possível”, criador de pontes entre a experiência singular das lutas relatadas e a resistência coletiva desperta em todos e todas que se unem por justiça na “Cidade Olímpica” ou em qualquer outro lugar.

Os temas das histórias passam por remoções, restrição ao direito ao trabalho e ao esporte. O critério de escolha das entrevistadas seguiu o “calor” do momento na cobertura ao longo de 2015 e 2016. Os impactos das remoções são o tema central das conversas com Maria da Penha, Mariza do
Amor Divino e Suely Campos. A repressão ao trabalho dos ambulantes nas ruas é o mote do perfil de Maria de Lourdes. Edneida Freire fala do impacto do fechamento do Célio de Barros, Mônica Lima resgata a repressão à Aldeia Maracanã, Rita Barbosa conta das obras olímpicas os impactos na agricultura urbana, e Indiana Siqueira expõe as marcas da repressão na Cidade Olímpica para as mulheres trans.
Esperamos que as histórias de vida aqui contadas e compartilhadas floresçam e se enraízem junto a outras tantas histórias de lutas protagonizadas por mulheres que estão por aí forjando dia a dia um mundo novo.

Para fazer download da publicação, clique em: