Logo Mulheres Territórios de Luta

Materiais

Pequeno manual de limpeza agroecológica física e energética de ambientes

Falar de limpeza é falar de cuidado.

E quando o que usamos para limpar nossas casas acaba poluindo a terra, as águas e nossos corpos? E se pudéssemos ter mais autocuidado e autonomia na produção dos materiais que usamos, e uma divisão mais justa do trabalho do cuidado?

Nesse zine, trazemos essas e outras reflexões para que possamos ampliar nossa consciência coletivamente e repensar nossas práticas, através de uma tarefa tão comum e cotidiana, como a limpeza de nossas casas e corpos. Nossa proposta é pensar enquanto agimos, elaborando produtos de limpeza biodegradáveis e artesanais, com todo cuidado e atenção que merecem “os templos” onde passamos mais tempo das nossas vidas: nosso corpo e o ambiente em que habitamos.

Aqui encontramos receitas, fruto de conhecimentos adquiridos em cursos que partilhamos e agregamos com nossas próprias vivências de uso, princípios ambientais, experiência de comercialização dos produtos, de oficinas realizadas e do resgate ancestral realizado pelas fundadoras das Alquimias da Terra. Esse material é fruto do curso “Faxina Agroecológica”, realizado pelas Alquimias a convite do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs) junto ao GT Mulheres da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), em dezembro de 2021.

Nessa parceria, buscamos fortalecer nossas relações, o autocuidado, o cuidado coletivo e as práticas agroecológicas, em defesa da soberania alimentar, da ampliação da autonomia dos povos e comunidades diante de um modelo de desenvolvimento racista, capitalista e patriarcal.

Cuidar de nossas casas, de nossas famílias e de nós mesmas é um ato político. Fazê-lo com autonomia e através de uma divisão justa do trabalho, é revolucionário!

Baixe a cartilha