.

Notícias

Autogestão em rede: memórias e caminhos do Coletivo Pão e Tinta

Através da cultura favelada e periférica, os(as) artistas, produtores(as), comunicadores(as) e integrantes do Coletivo Pão e Tinta realizam diversas ações de potencialização artística da cena independente, utilizando a arte como meio de transformação social, com força ativa nas periferias do Pina. O coletivo é formado por artistas, produtores(as), articuladores(as) sociais e militantes periféricos(as) residentes, em sua maior parte, na Comunidade do Bode, no Bairro do Pina, em Recife, Pernambuco. O coletivo realiza diversas ações de potencialização artística da cena independente, utilizando a arte como meio de transformação social, com força ativa nas periferias.

Plano Popular Alternativo ao Desenvolvimento (PPAD) traz a série Autogestão em Rede,  com as experiências de três coletivos que fazem parte do Coletivo Autogestão, criado a partir do Encontro Autogestão, promovido anualmente pelo Instituto Pacs: Pão e Tinta, Rede Tumulto e Assentamento Terra Vista (Teia dos Povos da Bahia).

O Guia Formativo Pão e Tinta foi produzido pelo Pão e Tinta em parceria com o Instituto Pacs durante uma atividade de sistematização nos dias 2 e 3 de agosto, em 2022, e traz a história, áreas temáticas e pilares do coletivo, contam sobre a produção do Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta, além de um passo a passo de como realizar um mutirão de grafite.

Pedro Stilo e Yaani Inay, integrantes do coletivo, apresentam o primeiro Guia Formativo Pão e Tinta:

Baixe o material!

No PPAD, é possível encontrar práticas autogestionárias em agroecologia, agricultura urbana, feminismos, lutas antirracistas, educação e comunicação popular, luta pela terra e pelas águas, economia solidária, arte, cultura e muito mais. A plataforma traz vídeos, fotos, podcasts, reportagens, notícias, artigos, publicações, uma linha do tempo que resgata a memória do processo e um mapa com todos os movimentos, grupos e coletivos que fazem parte.

Esta é uma iniciativa construída em uma parceria do Instituto Pacs com o Coletivo Autogestão, formado por movimentos sociais, coletivos e grupos que participam do Encontro Autogestão, formação anual que existe desde 2015.

Conheça a plataforma virtual do Plano Popular Alternativo ao Desenvolvimento!