.

Notícias

Instituto Pacs promove curso no Rio de Janeiro sobre políticas públicas para mulheres atingidas por megaprojetos

Com o objetivo de potencializar lutas e reflexões estratégicas de mulheres lideranças que lutam contra violações de direitos socioambientais em seus territórios, o Instituto Pacs realizou nos dias 25, 26 e 27 de novembro o “Minicurso de Políticas Públicas para mulheres atingidas por megaprojetos e empresas”. O encontro, que também foi realizado como o terceiro Intercâmbio de Comunidades do Projeto De Mãos Dadas Criamos Correnteza, aconteceu presencialmente no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 20 mulheres de mais de 10 territórios diferentes do Brasil.

Mulheres de diferentes territórios do Brasil reunidas no 1º dia do Minicurso. | Foto: Instituto Pacs

O Instituto Pacs tem atuado nos últimos anos através de articulações, formações e pesquisas pela identificação dos impactos diferenciados dos megaprojetos na vida das mulheres, a partir de perspectivas interseccionais – tendo em vista que entre as mulheres existem distinções de classe, raça, de orientação sexo-afetiva, regional, geracional, entre outras.

Atividade reúne participantes de diferentes territórios para dialogarem em grupos. | Foto: Instituto Pacs

No encontro, que contou com a participação das facilitadoras Sandra Quintela, economista e presidenta do Instituto Pacs; Iara Amora, advogada e assessora parlamentar; e Christiane Gomes, escritora e jornalista da Fundação Rosa Luxemburgo, foram debatidos temas como a estrutura do Estado; a diferença entre política pública e a responsabilidade empresarial corporativa; orçamento público e dívida externa; entre outros.

Sandra Quintela fala sobre orçamento público e dívida. | Foto: Instituto Pacs

O Minicurso de Políticas Públicas surge através da reflexão das possibilidades de incidência sobre o Estado e suas instituições. Se por um lado, as leis e as institucionalidades não conseguem dar conta de todas as esferas da vida, por outro também são ferramentas importantes na luta por justiça e reparação de violações cometidas contra as mulheres, seus corpos e territórios.

———

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade do Instituto PACS, Fórum Suape e Instituto Terramar e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.