.

Notícias

O Caso da Reserva Nacional da Tariquía na Bolívia

“O Caso da Reserva Nacional da Tariquía na Bolívia” faz parte do conjunto de publicações “Mulheres Atingidas: Territórios Atravessados por Megaprojetos” que será lançado no dia 25/03 pelo Instituto Pacs. Os relatórios trazem os conflitos socioambientais e os impactos específicos vividos por mulheres em contextos de atuação de megaprojetos, além de divulgar os atores violadores e as resistências existentes dentro desses territórios.

O material surgiu de uma demanda e um desafio composto de duas
facetas. Primeiro, a necessidade de buscar e sistematizar dados dos
impactos vividos em territórios atingidos por megaprojetos, para subsidiar denúncias e ações de incidência nacionais e internacionais. Segundo, a necessidade de fazer isso desde a perspectiva da economia política feminista e das práticas políticas das mulheres retratadas em seus corpos-territórios de resistência.

A demanda e o desafio se aparam também nos impactos, violações e perdas que são objetivas e subjetivas, que partem das remoções, invasões, contaminação, mortes de pessoas e da natureza, violências e, também, a perda da autonomia das mulheres e comunidades sobre os territórios, suas formas de vida, suas dores físicas e emocionais que são imensuráveis.