.

Notícias

Quem cuida de quem cuida?

Por Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs)

No contexto mundial de pandemia em função do novo coronavírus, em que a humanidade tem sido impactada socialmente e economicamente, as mulheres, que já sofriam diariamente as consequências de uma estrutura social patriarcal, são ainda mais afetadas. Seja pela sobrecarga do trabalho doméstico, pela necessidade de geração de renda, ou, até mesmo, pela preocupação com os filhos e idosos, o autocuidado com a saúde física e mental é deixado de lado nesse cenário em que um vírus muda completamente a rotina pessoal e de trabalho dessas mulheres.

Foto: Instituto Pacs

Diante disso, o Instituto Pacs lançou, durante o mês de abril, a série #APandemiaEAsMulheres nas redes sociais. Diversos materiais, entre vídeos, cards informativos e reportagens foram publicados com o objetivo de visibilizar os impactos  da pandemia na vida das mulheres, além de fortalecer a importância do autocuidado durante esse período. Temas como segurança e soberania alimentar, crise econômica e violência doméstica na quarentena, além de mensagens de força, carinho e cuidado em meio a essa realidade foram abordados nos materiais da campanhas, divulgados principamente no perfil do Instituto Pacs no Instagram, feitos por mulheres, para mulheres.

Paralelamente ao trabalho realizado virtualmente, algumas ações já trabalhadas anteriormente nos territórios pelos grupos e coletivos parceiros do Pacs foram adaptadas e intensificadas para o contexto da pandemia. Por meio do investimento em mecanismos de comunicação popular, territorial e periférica já utilizados pelas comunidades, foi possível levar informações seguras de combate ao vírus e prevenção ao contágio à esses locais. Além disso, ações pela garantia do acesso à agua, como por exemplo, a construção de uma cisterna na Serra da Misericórdia pelo coletivo SEM, e outras atividades focadas na alimentação segura e saudável, também foram realizadas pelos parceiros que estiveram na linha de frente de combate à doença nos territórios.

Confira alguns materiais da série #APandemiaeAsMulheres: