.

Notícias

Raízes para o Futuro: crianças realizam plantio na Serra da Misericórdia

No dia 25 de outubro, cerca de 60 crianças participaram de uma atividade de plantio nos canteiros do Centro de Integração na Serra da Misericórdia (CEM), no Rio de Janeiro. A ação integra a campanha “Raízes para o Futuro”, de iniciativa da DKA Áustria e que conta com o apoio da Rede Jubileu Sul Brasil.

“A atividade não teve o intuito de festejar, mas sim de integrar, dialogar e conhecer mais de perto o plantio na Serra da Misericórdia”, afirmou Ana Santos (CEM), educadora popular e culinarista. Além do plantio, as crianças também participaram de atividades lúdicas que estimularam a reflexão sobre a importância da agroecologia e da soberania alimentar.

Ana também destacou o processo de construção da ação, que envolveu as mães para a produção coletiva dos alimentos que foram distribuídos às crianças. Essa mobilização reuniu mulheres de diferentes localidades, “gerando um sentimento de pertencimento, além da troca coletiva de afeto e alegria por ver a felicidade contagiante das crianças”, afirmou.

Os alimentos consumidos foram artesanais e naturais, incentivando a agricultura familiar. Todo o resíduo gerado foi compostado. A atividade contou com o apoio do Instituto Pacs, que considera a campanha “Raízes para o Futuro” importante para estimular nas crianças reflexões sobre a integração com o meio ambiente, a partir do plantio de árvores, flores e sementes.