.

Notícias

Rede Carioca de Agricultura Urbana celebra seus 10 anos com atividades junto à Semana  de Alimentação Carioca, no Rio

A Rede Carioca de Agricultura Urbana (CAU) comemorou seus 10 anos com uma agenda intensa de atividades, como oficinas, feiras e rodas de conversa, junto à Semana de Alimentação Carioca (SAC), que aconteceu entre os dias 15 e 22 de outubro, em toda a cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa, tradicionalmente organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro (Consea-Rio), teve o objetivo de trazer visibilidade para a importância da alimentação saudável, já que no dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação.

Rede Carioca de Agricultura Urbana celebra seus 10 anos durante Semana de Alimentação Carioca | Foto: Instituto Pacs

O Instituto Pacs esteve presente na abertura da semana (15), que aconteceu no Calçadão de Campo Grande, em uma atividade organizada pela Juventude Agroecológica, que contou com a gravação de um programa de TV sobre a relação entre os jovens, os seus territórios e a agricultura urbana. Já na sexta-feira (18), aconteceu o seminário “Tem gente com fome? Políticas de Combate à insegurança Alimentar e o papel da Agricultura Urbana”, realizado na Câmara dos Vereadores, além da Grande Feira na Cinelândia, onde foi entregue a Medalha Pedro Ernesto a Bernadete Montesano, da Rede CAU.

Juventude Agroecológica da Rede CAU durante atividade na Semana de Alimentação Carioca | Foto: Instituto Pacs

Além disso, na segunda-feira (21) aconteceu o encontro da Roda de Mulheres da Rede CAU no Bosque das Caboclas, em Campo Grande. A atividade tinha o intuito de movimentar o grupo e planejar ações em prol das mulheres dentro do debate e construção da soberania alimentar e da agricultura urbana.

A programação contou ainda com oficinas, rodas de conversa, seminários e feiras em diversos bairros e regiões da cidade, em que o Instituto Pacs esteve presente em algumas atividades, além do suporte geral na organização da semana e no acompanhamento da Rede CAU. A Rede é um movimento social que atua há 10 anos em defesa da agroecologia nas cidades, vinculada à Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), ao Coletivo Nacional de Agricultura Urbana e à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).