.

Notícias

Rede Jubileu Sul Brasil lança livro “Brasil, 200 anos de (in)dependência e dívida” no Rio de Janeiro

A Rede Jubileu Sul Brasil, em parceira com a 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos e Excluídas, lançará no dia 25 de novembro o livro “Brasil, 200 anos de (in)dependência e dívida” em evento presencial no Rio de Janeiro. O encontro, que conta com o apoio do Instituto Pacs, será realizado no Armazém do Campo, às 19h30, com a participação de alguns autores da obra como Sandra Quintela, Marcos Arruda e Virgínia Fontes.

No marco do bicentenário da independência do Brasil, a publicação reflete sobre as dívidas sociais acumuladas e chama atenção para as reparações necessárias e urgentes. “Nada mais substancialmente profundo que completar 200 anos de independência no contexto que temos. O atual governo explicita as contradições mais profundas da construção histórica, cultural, social, política e econômica do Brasil” destaca a organizadora do livro, Sandra Quintela, que é economista, educadora popular e articuladora da Rede Jubileu Sul Brasil.

Explicitando a crítica da Rede a respeito dos eventos que marcaram a data histórica, Sandra completa: “A independência se fez a partir da garantia de que questões como a posse, o controle da terra, o trabalho escravo e os privilégios da elite não fossem tocadas. Estamos falando de uma nação que nasceu de costas para seu povo, comprada por uma dívida com Portugal que se acumulou com a dívida que o país já tinha com a Inglaterra e que, sem pudor ou vergonha, foi transferida para o povo brasileiro. Entretanto, esse processo não foi tranquilo. Houve resistência e ainda há. Diversas”.

As comemorações pelo bicentenário da independência do Brasil se deram num cenário de campanha para as eleições gerais no país, com o governo do atual presidente fazendo uso eleitoral da data que deveria ter mobilizado uma ampla reflexão política, econômica e social a respeito do momento em que a nação se encontra, diante da movimentação geopolítica em curso no mundo, com grande impacto para os países do Sul global.

Leitura crítica

A ideia da crítica histórica e econômica está assinalada no próprio nome do livro que coloca o prefixo “in” entre parênteses — (in)dependência — indicando que estamos falando de um processo incompleto, cheio de debilidades e incoerências em sua gênese.

“Os 13 artigos compartilhados na publicação indicam um caminho de leitura crítica a respeito da independência ainda a se realizar, especialmente para a população brasileira empobrecida, que luta por direitos fundamentais”, destaca o texto de apresentação da obra que tem entre seus autores nomes que se identificam e se completam no esforço de propor caminhos para a construção da verdadeira independência que o população brasileiro merece e para a qual, com sensata teimosa e ativa esperança, não mede esforços em se organizar e mobilizar, a partir dos povos, dos territórios e dos espaços de resistência.

Os artigos são assinados por: Alessandra Miranda, Alfredo J. Gonçalves, Aline Miglioli, André Lima Sousa, Dirlene Marques, Fabio Luis Barbosa dos Santos, Helder Gomes, José Valdeci Santos Mendes, Luis Fernando Novoa Garzon, Magnólia Said, Marcos Arruda, Nilo Sergio Aragão, Polly Policarpo, Rosa Marques, Rosilene Wansetto, Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas, Sandra Quintela e Virgínia Fontes.

O formato permite que os artigos possam ser usados como instrumento de formação em momentos coletivos como rodas de conversa, seminários ou encontros, além de também poderem ser lidos de forma espontânea, individualmente. Trata-se de um conteúdo valioso para movimentos populares, organizações sociais, educadores/as populares e estudantes.

O livro impresso será distribuído em diversas cidades do país. Como forma de contribuir para que este conteúdo alcance um número maior de pessoas, a Rede Jubileu Sul Brasil disponibilizou uma chave Pix e incentiva a contribuição solidária de R$ 20,00 por exemplar, além de doações a partir de R$ 50,00 ou outros valores para que as equipes possam distribuir o livro a quem não tem como fazer uma contribuição solidária. A primeira tiragem foi de 1.000 exemplares.

* A publicação no formato digital também ficará disponível na biblioteca da Rede Jubileu e das organizações parceiras a partir de dezembro de 2022.

– Chave PIX para doações solidárias:

PIX: 08.623.318/0001-04 (CNPJ)

Banco do Brasil

Titular: Instituto Rede Jubileu Sul Brasil

– Endereço do Armazém do Campo: Av. Mem de Sá, 135 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-060