.

Notícias

Siderúrgica Ternium/CSA lança 10 milhões de toneladas de CO2 por ano

Hoje, 19/03, acontece a Greve Global pelo Clima. Nesse dia, reforçamos a denúncia aos impactos da siderurgia no clima. A Ternium/CSA, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Cruz, além dos enormes danos causados ao território, impacta fortemente no aquecimento global, principalmente pelas emissões de poluentes. Os efeitos podem ser sentidos para muito além do território do entorno da empresa.

O Brasil está entre os 7 maiores emissores de Gases de Efeito Estufa (GEE). O modelo de desenvolvimento hegemônico, aliado à negligência do Estado com os processos de licenciamento e fiscalização, nos levam ao agravamento cada dia maior da questão climática. É importante destacar que os impactos das mudanças climáticas afetam mais diretamente as mulheres, população não branca e periférica, que é o perfil da maior parte da população de Santa Cruz.

A cidade do Rio é a capital do país que mais produz GEE a partir de seus resíduos*. Em 2010, já se previa que a atividade da siderúrgica da CSA aumentaria em 76% as emissões de GEE do Rio de Janeiro**.

Esse é o ano de pedido de renovação da licença de operação da empresa. E aí? Será uma mera formalidade, ou discutiremos amplamente os danos causados sem a devida reparação no contexto da primeira licença?

Saiba mais sobre o histórico de violações socioambientais da siderúrgica Ternium Brasil em pareternium.org

#ChegaDePromessasVazias
#GrevePeloClima
#NoMoreEmptyPromises
#PareTernium
#RacismoAmbiental
#LicençaPraQue
#FridaysForFuture

*Fonte: G1

**Fonte: Jornal Extra