Histórico: São João De Meriti tem sua primeira caminhada contra a intolerância religiosa
O dia 25 de maio de 2025 vai ficar marcado na história como o dia em que foi realizada a primeira Caminhada Contra a Intolerância Religiosa de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Os participantes caminharam do Centro Comercial de Vilar dos Teles até a sede da Prefeitura, onde ocorreu um ato público. Estavam presentes lideranças e representantes de múltiplas expressões religiosas: Candomblé, Umbanda, catolicismo, evangélicos, espiritismo, entre outras.




O percurso foi marcado por falas que reivindicavam a liberdade religiosa e denunciavam violências e falta de políticas públicas. Além disso, cânticos, toques de atabaques e orações ecoaram como expressões de respeito à pluralidade de crenças e reafirmação da liberdade de fé. Durante o ato, foi entregue à Prefeitura uma Carta-Compromisso, exigindo a implementação permanente de políticas públicas comprometidas com a liberdade religiosa e o respeito à diversidade.
O ato contou com a participação de mais de 25 instituições, incluindo organizações religiosas, da sociedade civil, centros de pesquisa e representantes do poder público, reforçando a amplitude inter-religiosa, interinstitucional e comunitária da mobilização. O Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs) participou desse evento histórico, no âmbito da Caravana Contra os Racismos Religiosos, iniciativa que fortalece ações de combate aos fundamentalismos e às violações sofridas principalmente pelas comunidades de matriz africana.
