Instituto Pacs e Coletivo Martha Trindade, em parceria com o Observatório dos Conflitos, lançam vídeo sobre Responsabilidade Social e o caso da Ternium Brasil em Santa Cruz
O Instituto Pacs e o Coletivo Martha Trindade, em parceria com o Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil lançam o vídeo-animação “Responsabilidade Social: O caso da Ternium em Santa Cruz”.
O material é fruto de uma pesquisa produzida pelas organizações e traz o debate sobre o que as empresas chamam de Responsabilidade Social, com foco no caso de uma das maiores siderúrgicas da América Latina, a Ternium Brasil. A empresa fica localizada no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e desde 2006, é responsável por uma série de violações de direitos socioambientais.
No campo da chamada “Responsabilidade Social”, a Ternium financia em Santa Cruz projetos de educação, esporte, lazer, assistência social e entre outros, mas a população segue sofrendo as consequências de sua produção, vivenciando, por exemplo, frequentes episódios de “chuva de prata” e o aumento de doenças respiratórias e de pele.
Os investimentos nesses projetos, em sua maioria, apenas fazem parte do cumprimento de obrigações de mitigação e compensação exigidas pelo poder público para o funcionamento da empresa. Apesar disso, são divulgados como se fossem feitos por benevolência, construindo a ideia de que os impactos negativos são inevitáveis, necessários e devem continuar.
Realizar um conjunto de ações pontuais como forma de compensar os anos de violações de direitos sociais e ambientais no território é Responsabilidade Social?