Livro que conta a saga de uma mãe em busca do filho, preso e torturado pela ditadura, tem lançamentos no Rio de Janeiro e em São Paulo
Segunda edição do livro “Esquecer? Nunca Mais! – A saga de meu filho Marcos Arruda” também tem textos inéditos, de especialistas e militantes, como James Green, Kathy Swart, Frei Betto e o próprio Marcos Arruda.
O lançamento da segunda edição do livro “Esquecer? Nunca Mais! – A saga de meu filho Marcos Arruda”, escrito por Lina Penna Sattamini e publicado pela editora da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), acontece na semana que vem, com eventos nos dias 7 e 8, no Rio de Janeiro (RJ), e nos dias 10 e 11, em São Paulo (SP).
O livro narra a jornada de Lina em busca de seu filho, o geólogo, economista, educador popular, escritor, poeta e militante Marcos Arruda, que foi preso, torturado e exilado durante a ditadura empresarial-militar no Brasil. Após o período de exílio, Marcos fundou o Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs), o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), a Rede Jubileu Sul Brasil e outras organizações da sociedade civil, que atuam em defesa dos direitos humanos até hoje.


A segunda edição do livro mantém o prefácio original, escrito pela psicóloga e professora Cecília Coimbra, mas traz uma série de textos inéditos, com reflexões de especialistas como o professor e historiador James Green; a professora Kathy Swart, que é companheira de Marcos; o escritor, trabalhador social e educador popular Frei Betto; e o próprio Marcos Arruda.
Os eventos de lançamento vão contar com mesas de debate compostas por ex-presos políticos, acadêmicos, militantes e familiares de Lina e Marcos, que prometem uma discussão profunda sobre a ditadura, seus impactos e o papel da memória no presente. Confira mais informações a seguir.
Lançamentos no Rio de Janeiro:
Data: 7 de julho (segunda-feira).
Horário: 19h.
Local: Livraria da Travessa – Rua Visconde de Pirajá, nº 572 – Ipanema.
Participantes da mesa: James Green, Marlene Soccas, Vera Vital Brasil e Marcos Arruda.
Data: 8 de julho (terça-feira).
Horário: 18h30.
Local: Associação Brasileira de Imprensa (ABI) – Rua Araújo Porto Alegre, nº 71 – Centro.
Participantes da mesa: James Green, Marlene Soccas, Cecília Coimbra, Marcos Arruda, Paulo Abrão, Marta Arruda e Mônica Arruda.

Lançamentos em São Paulo:
Data: 10 de julho (quinta-feira).
Horário: 19h.
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, nº 94 – República.
Participantes da mesa: James Green, Marlene Soccas, José Pedro da Silva, Fernanda Maia e Marcos Arruda.
Data: 11 de julho (sexta-feira).
Horário: 19h.
Local: Drummond Livraria – Conjunto Nacional – Av. Paulista, nº 2073 – Consolação.
Participantes da mesa: James Green, Marlene Soccas, José Pedro da Silva, Frei Betto, Fernanda Maia e Marcos Arruda.

Realização: Editora Unesp; Reitoria Unesp; Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Drummond Livraria; Livraria da Travessa; Biblioteca Mário de Andrade; SP Cidade de todas as Artes; Prefeitura de São Paulo e Universidade do Livro.
Apoio: Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Reparação, Justiça e Democracia; Coletivo RJ Memória, Verdade, Justiça e Reparação; Coletivo Filhos e Netos RJ Memória, Verdade e Justiça; Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos; Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro; Plenária Anistia Rio; Washington Brazil Office (WBO) e Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs).