.

Notícias

Manifestação do Dia Internacional da Mulher reúne milhares de pessoas no centro do Rio de Janeiro

Tradicionalmente, o mês de março é marcado por diversas atividades que pautam os direitos das mulheres. Neste ano, no Rio de Janeiro (RJ), milhares de pessoas foram às ruas no dia 10 de março, para o ato do Dia Internacional da Mulher convocado pelo 8M, frente que articula movimentos feministas em nível local e nacional. Do Instituto Pacs, participaram a coordenadora de projetos e integrante da coletiva de gestão, Ana Luisa Queiroz, a assessora político-pedagógica Mayã Martins e a assessora de comunicação Mylena Melo. Junto com as mulheres da Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU) e do GT Mulheres da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), elas pautaram principalmente a defesa da agroecologia e a garantia de soberania alimentar e justiça socioambiental, para combater a fome e a crise climática. O ato começou às 16h, na Candelária. Depois as manifestantes marcharam até a Cinelândia, onde o ato foi encerrado, às 21h.

Entre as reivindicações do ato, estavam o acesso ao aborto legal, seguro e gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), o reconhecimento e remuneração do trabalho doméstico realizado pelas mulheres e a revogação da Lei de Alienação Parental (LAP).

Feministas de diversos partidos, organizações da sociedade civil e coletivos fizeram falas denunciando as violências contra as mulheres, o alto custo de vida, a escala 6×1 e a militarização da vida e dos territórios. Elas também criticaram o projeto de lei que prevê anistia para os condenados por participarem dos atos golpistas que ocorreram em janeiro de 2023 e pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de todos os outros envolvidos.

As falas ainda denunciaram o genocídio do povo palestino e o avanço do fascismo, pedindo por liberdade e autonomia “do Rio ao mar”, expressão que faz referência a área entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, território historicamente palestino, onde hoje está localizada a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Israel.

Confira a seguir mais fotos da manifestação: