Movimentos sociais, pastorais e organizações da sociedade civil mobilizam plebiscito para saber a opinião da população sobre o fim da escala 6×1 e a taxação dos super ricos
O Plebiscito Popular 2025 é uma iniciativa construída por diversas organizações da sociedade civil, movimentos sociais e pastorais, que querem ouvir o povo brasileiro sobre pautas urgentes para um país mais justo. O objetivo do Plebiscito é escutar a sociedade diretamente, sobre temas que impactam o cotidiano da maioria da população, mas que raramente são decididos de forma democrática: a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o fim da exaustiva escala 6×1, a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos que ganham mais de R$ 50 mil por mês. No Rio de Janeiro, também há uma pergunta sobre o direito à água.

Como participar
Qualquer pessoa pode votar e qualquer pessoa pode abrir uma urna para recolher votos presencialmente, entre amigos e familiares, no seu bairro, local de trabalho e em outros espaços. Já foram instaladas diversas urnas em todo o país. Você pode consultar aqui se há alguma disponível na sua cidade. Para cadastrar novas urnas ou votar online, acesse o site plebiscitopopular.org.br. A votação vai até o dia 7 de setembro.
Ao final do processo, o resultado será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente da Câmara, Hugo Motta, ao presidente do Senado, David Alcolumbre, e ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, além de amplamente divulgado como forma de pressão popular por mudanças estruturais.
O Plebiscito Popular 2025 também é um exercício de educação política e mobilização cidadã, inspirado em experiências anteriores, que também contaram com a participação e apoio fundamental do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs), como o Plebiscito da Dívida Externa, nos anos 2000, e o da Área Livre de Comércio das Américas (ALCA) e da Base de Alcântara, em 2002. Confira a seguir mais informações sobre essas experiências.





