.

Notícias

“Caderno para entender o G20” ajuda a compreender reunião das 20 maiores economias do mundo que acontece no Brasil em 2024

No dia 23 de fevereiro, aconteceu o lançamento do Caderno para entender o G20, publicação realizada pelo Brics Policy Center e Jubileu Sul Brasil, de autoria de Ana Garcia e Marta Fernandéz. O objetivo do caderno é familiarizar as pessoas, de uma forma geral, com os temas relacionados ao encontro das 20 maiores economias do mundo que acontece no Brasil este ano. Os textos da publicação apresentam, de forma clara e acessível, os significados das diversas nomenclaturas, o histórico, os termos e os desafios do G20, oferecendo diferentes visões sobre os limites e possibilidades da presidência brasileira em 2024. 

Sobre o Caderno para Entender o G20

O “Caderno para Entender o G20” é um fruto de uma colaboração entre think tanks e a sociedade civil para traduzir a linguagem do G20 de forma crítica e plural para o público. Não é uma tradução “neutra”, mas reflete diferentes perspectivas sobre o G20 como um espaço global de poder.

Busca promover uma participação social mais informada em meio à crescente demanda por envolvimento no G20. A partir do caderno, produzido coletivamente com organizações e redes da sociedade civil, visa facilitar o percurso pelo universo complexo do G20 desde sua criação, passando pela ampliação da sua agenda e estrutura até o momento atual, quando o G20 se encontra sob a presidência rotativa do Brasil. Escrito numa linguagem acessível, seu objetivo é democratizar as informações sobre o processo e gramática do G20.   

Mais sobre o G20

O G20, composto pelas principais economias do mundo, desempenha um papel crucial na configuração das direções globais em temas econômicos e financeiros. Reunindo líderes de países industrializados e em desenvolvimento, o G20 busca promover a estabilidade financeira internacional e o crescimento sustentável. É um fórum que oferece uma plataforma única para a discussão de questões prementes, desde a coordenação de políticas macroeconômicas até a abordagem de desafios globais como mudanças climáticas, comércio internacional e desenvolvimento inclusivo.

A colaboração entre os membros do G20 é fundamental para enfrentar os desafios complexos que transcendem fronteiras nacionais, promovendo assim uma abordagem mais abrangente e cooperativa para moldar o futuro da economia global.

Acesse e baixe o caderno aqui

Com informações do Jubileu Sul Brasil