.

Notícias

Em meio à pandemia de Covid-19, 19 milhões de pessoas passaram fome no Brasil em 2020

Insegurança alimentar é quando alguém não tem acesso pleno e permanente a alimentos. No fim de 2020, em meio à pandemia, mais da metade da população brasileira estava nessa situação, nos mais variados níveis: leve, moderado ou grave. Ao fim de 2020, 55,2% dos brasileiros já estavam sem acesso regular e permanente a alimentos. Isso quer dizer que 9% da população voltou a conviver com a fome, o maior índice desde 2004. Ou seja, 19,1 milhões de pessoas estavam passando fome no final de 2020.

A pesquisa “Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19” mostra que, no fim de 2020, apenas 44,8% dos lares tinham seus moradores e suas moradoras em situação de segurança alimentar. Ou seja, no período abrangido pela pesquisa, 116,8 milhões de brasileiros não tinham acesso pleno e permanente a alimentos – um aumento de 54% desde 2018.

Os recentes dados sobre  insegurança alimentar no Brasil comprovam ainda as desigualdades regionais dentro da temática. Em 2020, o índice de famílias sem acesso regular a alimentos cresceu em todo o país, chegando a afetar 55,2% dos lares. No Norte e no Nordeste, no entanto, os índices ficaram, respectivamente, acima dos 60% e 70%. Com a  fome, que é a insegurança alimentar grave, não é diferente. Numa rápida escalada nos últimos dois anos, em 2020 ela já afetava 9% da população brasileira como um todo, mas a devastação era ainda maior no Norte (18,1%) e no Nordeste (13,8%).

A pesquisa mostra também que no fim de 2020 o menor índice de acesso a alimentos está nos lares em que a pessoa de referência é mulher, ou de raça/cor da pele autodeclarada preta ou parda, ou tem baixa escolaridade. A fome fez parte da rotina de 10,7% das residências chefiadas por pessoas pretas e pardas, enquanto entre as brancas, o percentual foi de 7,5%. 

A fome anda de mãos dadas com os marcadores sociais da diferença e aprofunda ainda mais as desigualdades de gênero no Brasil. Não desvie o olhar, #OlheParaAFome: www.olheparaafome.com.br

O que você pode fazer? Conheça a campanha “Auxílio Emergencial Até o Fim da Pandemia” e pressione os parlamentares do seu Estado pela manutenção do auxílio a R$600 até o fim da pandemia. Saiba mais e assine agora: https://www.auxilioateofimdapandemia.org/

? Os textos, imagens e dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), em parceria com a Action Aid Brasil, Instituto Ibirapitanga, Oxfam Brasil e Fundação Friedrich Ebert Stiftung.

?️ Faça download da pesquisa da pesquisa na íntegra.