.

Notícias

Instituto Pacs lança documentário sobre racismo e intolerância religiosa

Neste início de ano, o Instituto Pacs realizou o lançamento do documentário “Territórios de Fé: Resistências aos Fundamentalismos” em formatos presencial e online. O vídeo é um trabalho resultante de visitas e intercâmbios com casas de axé e lideranças religiosas de matriz africana que protagonizam resistências aos fundamentalismos religiosos e às violências de um sistema capitalista, racista e patriarcal.

No dia 21 de janeiro, o lançamento presencial aconteceu no “1º Arrastão da Liberdade”, evento em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e em homenagem à Mãe Gilda organizado pelo Ilê Axé Abassá de Ogum em Itapuã, Salvador. A programação compôs a inauguração das atividades da Caravana Contra os Fundamentalismos, que terá intercâmbios em diversos estados com o objetivo de promover discussões sobre as estratégias de enfrentamento aos fundamentalismos religiosos.

Na ocasião, os participantes marcharam até o busto de Mãe Gilda de Ogum, cuja data de falecimento marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em reverência à sua memória e demarcação da luta por equidade e justiça, em defesa da democracia e do direito de praticar a diversidade de fé.

Durante o evento aconteceu também o lançamento do Edital Mãe Gilda de Ogum de fomento aos povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas e de terreiro, promovido em parceria entre o Ministério da Igualdade Racial e a Fiocruz. A mobilização contou com a participação de representações institucionais, lideranças religiosas e da sociedade civil.

No dia 02 de fevereiro, dia de Iemanjá no Brasil, o documentário foi lançado de forma virtual no canal do Youtube do Instituto Pacs e está disponível com legendas em português e espanhol.

Assistir ao documentário: Territórios de Fé: Resistências aos Fundamentalismos

Para saber mais sobre o processo de produção do vídeo, acesse: Pré-Caravana Contra os Fundamentalismos inaugura intercâmbios com lideranças de resistências aos racismos religiosos

Leia mais sobre o assunto no Massa Crítica: Das verdades únicas às pontes inter religiosas: considerações sobre os fundamentalismos, o racismo e as resistências no Brasil