.

Notícias

Sandra Quintela, presidenta do Pacs, é homenageada na Câmara Municipal do Rio junto a outras mulheres referências para a luta feminista
Mulheres homenageadas pela mandata da vereadora Mônica Benício | Foto: Samantha Su

A presidenta do Instituto Pacs, Sandra Quintela, recebeu uma homenagem na última sexta-feira (31) na Câmara Municipal do Rio de Janeiro junto a outras referências para a luta feminista na cidade. O evento “A esperança é feminista – Mulheres que Inspiram” foi realizado pela mandata da vereadora Mônica Benício para fechar o mês de março, reconhecendo mais de 50 homenageadas que contribuem para a emancipação das mulheres, alinhadas ao enfrentamento do racismo, da LGBTQIA+fobia, da desigualdade econômica e pelos direitos humanos.

Sandra Quintela, presidenta do Pacs, junto a Mônica Benício, vereadora do Rio de Janeiro. | Foto: Samantha Su

Sandra, que tem um histórico de trabalho e militância em defesa dos direitos das mulheres, tendo sido grande parte dessa história junto ao Pacs, relata a felicidade por receber a honraria:

“Foi uma grande honra e alegria receber essa homenagem junto a tantas mulheres. Uma homenagem coletiva e que é uma cadeia, nós somos uma corrente muito grande de mulheres no dia a dia das lutas. O feminismo é uma luta que se dá no dia a dia, não se dá em outro lugar. E saber que a gente é uma inspiração para a luta feminista me deixa com muita esperança de que da mesma forma que eu fui influenciada por outras mulheres do campo e da cidade que me inspiraram a fazer essa luta coletiva pela melhoria das condições de vida das mulheres, é uma coisa maravilhosa porque outras jovens, crianças e mulheres podem seguir também o caminho da emancipação das mulheres. Fico feliz em ter colocado um grãozinho de areia nesse processo e muito honrada. O Pacs é fundamental nessa trajetória, afinal de contas, foram 20 anos fazendo esse trabalho com as mulheres e é muita honra mesmo fazer parte dessa história.”

Também estavam presentes na plateia as coordenadoras Ana Luisa Queiroz e Geane Tacchi e a sócia-colaboradora Ana Garcia, todas do Instituto Pacs.

Representantes do Instituto Pacs junto a presidenta Sandra Quintela. | Foto: Instituto Pacs


O evento sucedeu a votação do projeto de lei 442/17, de autoria de Marielle Franco e desarquivado pela mandata de Mônica, que tinha como objetivo garantir cartazes informativos sobre os direitos das vítimas de violência sexual em instituições de atendimento a mulher, cujos direitos já são garantidos pela lei federal. Na ocasião, vereadores de extrema-direita fizeram emendas baseadas em desinformações e fake news e o PL foi derrotado. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro é composta por 51 vereadores, tendo apenas 9 mulheres. Com o fato, mulheres e movimentos feministas se manifestaram publicamente, através das redes sociais, em reprovação ao boicote ao debate de direitos das mulheres e ao legado de Marielle Franco.