.

Notícias

Visita a iniciativas populares do Recife tem intercâmbio internacional com movimento de mulheres de Moçambique

Entre os dias 07 e 10 de setembro, passamos pela cidade do Recife (PE) vivenciando encontros muito valiosos e construindo novas pontes entre coletivos e organizações parceiras de âmbitos regional, nacional e internacional.

Reunidas com Verena Glass, da Fundação Rosa Luxemburgo, e Inês Chifinha, do Grupo de Mulheres “Partilha de Ideias de Sofala” em Moçambique, estivemos com Yane Mendes e Gil Santanna, da Rede Tumulto, conhecendo mais da experiência do coletivo e tecendo ideias para novas ações e projetos.

Participamos também da programação do Festival AMARÉMANGUE do Coletivo Pão e Tinta, que acontece anualmente e contou com oficinas, ações sociais, vivências artísticas, mutirões de graffiti, rodas de diálogo, exibição de filmes e outras muitas atividades.

Tivemos, ainda, um momento de intercâmbio com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Pernambuco, na Horta das Margaridas, localizada na Ocupação Aliança com Cristo, promovendo diálogos e trocas de experiências de muita potência entre mulheres de luta na construção da agricultura urbana e soberania alimentar.

As três iniciativas integram o Plano Popular Alternativo ao Desenvolvimento (PPAD), cuja plataforma reúne alternativas populares e territoriais que pautam, de baixo para cima, práticas e visões de mundo desde os seus territórios, arraigadas nas potencialidades de suas formas de vida, relações sociais, econômicas, políticas e culturais.

São vivências como essas que conferem sentido ao nosso trabalho, com a possibilidade de conectar e fortalecer iniciativas populares de luta por direitos e construção do bem viver.

A coordenadora Aline Lima e a assessora de projetos Yasmin Bitencourt com Inês Chifinha (Moçambique) no Festival AMARÉMANGUE do Coletivo Pão e Tinta
Encontro com Yane Mendes e Gil Santanna, da Rede Tumulto
Intercâmbio com Inês Chifinha, do Grupo de Mulheres “Partilha de Ideias de Sofala” (Moçambique), e Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST/Pernambuco)